MONCHIQUE E OS SEUS ENCANTOS!

A Serra de Monchique dispõe de encantos próprios que a tornam diferente de outras localidades pela sua diversidade.
A vila fica situada a 450 metros de altitude, entre duas montanhas, a Foia a 902 metros e a Picota a 774 metros. Dista 23 km de Portimão, 63 km de Faro que é a capital do Algarve e Lisboa a capital do Pais fica a 260 km.
Aqui encontramos o que a natureza nos põe do melhor à nossa disposição: AS NOSSAS MONTANHAS onde nelas se criam as nossas maiores riquezas.

A FOIA É O PONTO MAIS ALTO DA SERRA!
Sempre a subir….até ao ponto mais alto do Algarve, descobrimos a nossa Foia.
Conhecer uma parte importante de Monchique, implica ter de subir até ao Alto da Foia, que fica a 902 metros do nível do mar, e de onde se avista uma soberba paisagem, para deleite dos nossos olhos sempre ansiosos de avistar vales selvagens, precipícios, desfiladeiros, e toda uma vegetação onde coabitam algumas espécies raras que ainda perduram ao longo de décadas.

A SEGUIR TEMOS A PICOTA O SEGUNDO PONTO MAIS ALTO DA SERRA DE MONCHIQUE!
A Picota desde há muito que se tornou um ponto de atração para os turistas nacionais e estrangeiros, fazendo parte dos vários roteiros, onde os vários percursos pedestres vão confluir até ao seu ponto mais alto.
A costa sul do Algarve aparece-nos ao longe até perder de vista. É assim Monchique uma terra onde a natureza foi grata para com ela.

No centro das duas grandes serras (Foia e Picota) o concelho entra na história com a presença dos romanos nas CALDAS DE MONCHIQUE atraídos pelo poder curativo das suas águas onde se localizam as nascentes de água mineromedicinal usada para tratamentos termais desde os tempos mais remotos até aos dias de hoje.

A partir do Miradouro de São Sebastião um dos locais tidos como um dos ícones da nossa terra, o turista que o visita, aproveita para obter fotos contemplando o vasto casario que os deixa adivinhar as nossas ruas estreitas da vila no qual os visitantes não se cansam de percorrer.

O concelho de Monchique é caracterizado por uma grande diversidade de actividades que perduraram no tempo e que se continuam a desenvolver em moldes tradicionais.
Esses saberes, passados de geração em geração, reflectem o modo de viver e de sentir da população e constituem um factor importante da identidade desta localidade.

Monchique é desde há muito também um concelho virado para o turismo com os seus restaurantes famosos, o artesanato activo e uma economia diversificada!

Monchique tem tudo para oferecer aos seus visitantes onde proporciona muitas e boas descobertas seja pelas tonalidades que a serra vai ganhando, estação após estação, seja pelo ar despoluído, seja pela água pura que corre nos seus ribeiros seja pelos cheiros que denunciam a sua riqueza natural.

Monchique é por isto tudo e muito mais o outro Algarve, menos conhecido, menos cosmopolita, mas por isso mesmo mais verdadeiro, intacto, puro, conservando-se ainda virgem aos olhos duma população que ama a natureza e que uma grande maioria gostaria de conhecer em profundidade!

Autor,
Sr. Armindo Jorge